segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Marqueteiro aposta em Lula para Governo de São Paulo


Mais político e engajado do que nunca esteve, o marqueteiro preferido pelo PT desde 2006, João Santana, declara que o melhor nome do partido para disputar o governo de São Paulo é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 "É uma pena o nosso candidato imbatível, Lula, não aceitar nem pensar nesta ideia de concorrer a governador de São Paulo. Você já imaginou uma chapa com Lula para governador tendo Gabriel Chalita, do PMDB, como candidato a vice?", disse Santana, em tom irônico, numa longa entrevista à Folha.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Para o marqueteiro, a presidente Dilma Rousseff será reeleita em 2014 já no primeiro turno -- se ocorrer, será algo inédito para um petista em disputas pelo Planalto.
Sobre o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, faz uma previsão: "Tem tudo para ser presidente da República, em 2022 ou 2026". Antes disso, talvez seja a vez de Eduardo Campos, do PSB.
Na conversa, o marqueteiro de 59 anos relatou como foi a calibragem da estratégia que deu ao PT a Prefeitura de São Paulo neste ano. Não podia atacar os outros candidatos no início da campanha, pois Haddad "não tinha musculatura para bater nem para herdar eleitores" de adversários.
Em anos passados, Santana falava com um certo distanciamento do petismo. Hoje, assume-se mais como um profissional engajado com a causa partidária. "Por ter muita afinidade com o PT e esse campo político, eu acho muito difícil, eu diria impossível, fazer uma campanha presidencial para o PSDB", diz. Fica à vontade para criticar as outras legendas.
"Há um processo de desgaste e de deterioração política do PSDB. Viraram uma versão anacrônica da UDN: denuncistas e falsos moralistas. Pode acontecer ao PSDB o que aconteceu ao DEM. O DEM está sendo engolido pelo PSD, de [Gilberto] Kassab. Se não se renovar, o PSDB pode ser engolido pelo PSB, de Eduardo Campos."
Responsável pelo marketing na reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e na eleição de Dilma (2010), Santana trata a oposição com um certo desdém: "Se a eleição fosse hoje, novembro de 2012, Dilma ganharia no primeiro turno. Se fossem candidatos de oposição Aécio Neves e Eduardo Campos não teriam, somados, 10% dos votos".
É cético até com o movimento que na internet fala em lançar o atual presidente do STF, Joaquim Barbosa, para o Planalto. "É uma pessoa inteligente e saberá tomar a decisão certa. Caso se candidatasse [a presidente] poderia ter um final de carreira melancólico. Não se elegeria, faria uma campanha ruim e teria uma votação pouco expressiva".
A propósito do STF e do julgamento do mensalão, diz se sentir "no dever" de fazer uma observação aos ministros da mais alta Corte de Justiça do Brasil: "O julgamento do mensalão levou ao paroxismo a teatralização de um dos Poderes da República. O excesso midiático intoxica. É um veneno. Se os ministros não se precaverem, eles podem ser vítimas desse excesso midiático no futuro. E com prejuízos à instituição. O ego humano é um monstro perigoso, incontrolável. O mensalão é o maior reality show da história jurídica não do Brasil, mas talvez do planeta".


Fonte: Folha de São Paulo  -  FERNANDO RODRIGUES
   

Dobra o número de mortos durante confrontos com PMs em São Paulo

26/11/2012 - 05h00

Dados do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) mostram que, de 24 de outubro até o último dia 19 (27 dias), 62 civis foram mortos por PMs na região metropolitana, em uma média diária de duas mortes --entre janeiro e setembro, era registrado um caso por dia. 
OS registros do DHPP apontam que, durante o período analisado, uma de cada quatro mortes cometidas por PMs ocorreu na zona sul da capital.
O bairro campeão foi o Campo Limpo, com sete casos. Foi lá que o servente de pedreiro Paulo Batista Nascimento, 25, foi morto por cinco PMs após já ter sido rendido. A ação foi filmada por um cinegrafista amador e divulgada pela TV Globo.     
Juntas, as zonas sul e leste concentraram quase metade (45%) das mortes em supostos confrontos com PMs.          
O ouvidor da Polícia do Estado, Luiz Gonzaga Dantas, considerou alto o número de duas mortes em confrontos por dia. Ele afirmou que pediu ao DHPP as cópias dos laudos necroscópicos e de balística de todos os casos registrados no período. 
Neste ano, 96 PMs foram assassinados em São Paulo.








O quê diz a Polícia
As polícias Civil e Militar não comentaram os dados. Em nota, afirmaram que todos os casos de confrontos são investigados e que consideram todas as hipóteses. 
Além disso, disseram que nenhum dos dois órgãos tolera desvios de condutas de seus policiais. 








Fonte: Folha de São Paulo - LÉO ARCOVERDE

sábado, 24 de novembro de 2012

Morre o ator Larry Hagman, o vilão J.R. Ewing da série "Dallas"

O ator Larry Hagman, que ficou famoso por viver o vilão J.R. Ewing na série televisiva "Dallas" e por integrar o elenco de "Jeannie é um gênio", morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em decorrência de complicações surgidas em sua luta contra o câncer, informou o diário "DallasNews".
O ator morreu às 16h20 (horário local) em um hospital em Dallas, indicaram membros da família ao periódico.

No momento de sua morte, que coincidiu com a celebração do Dia de Ação de Graças, a família e os amigos mais próximos se encontravam junto a ele, segundo precisou um comunicado familiar.
"Quando morreu, estava rodeado por seus entes queridos. Partiu tranquilamente, como ele teria desejado", acrescenta a nota.
Larry Hagman, nascido em 21 de setembro de 1931, em Fort Worth (Texas), ficou mundialmente famoso por seu papel como John Ross Ewing, mais conhecido como J.R., na série "Dallas", na qual vivia um homem de negócios sem escrúpulos, malicioso e manipulador.
Na série de TV "Jeannie é um gênio" (em inglês, "I dream of Jeannie), transmitida entre 1965 e 1970 nos EUA e sucesso no Brasil, Hagman interpretou Anthony Nelson, que tinha em casa uma moça chamada Jeannie, que era um gênio das histórias das "Mil e Uma Noites".
O ator era casado desde 1954 com a decoradora sueca Maj Axelsson, com quem tinha dois filhos.
Desde 13 de junho, apesar da idade, o ator voltara a Dallas para dar vida a J.R. na nova série "Dallas 2.0", produzida pela rede de televisão "TNT".

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mutante brasileira é a mais nova integrante da série 'X-Men'

A HQ "Wolverine and the X-Men", publicada pela Marvel, tem mais um brasileiro em sua liga de mutantes. Iara dos Santos, uma jovem do Recife, aparece na vigésima edição da revista, lançada em 14 de novembro nos Estados Unidos.
A mutante brasileira Garota-Tubarão, mais nova integrante dos 'X-Men Na trama, a moça tem o poder de se transformar em um temido tubarão, espécie comum no litoral recifense. Por isso, ela recebeu o nome de Shark Girl (Garota Tubarão).
A revista mostra as primeiras transformações de Iara, que sente uma vontade incomum de comer peixes crus. Depois, em um ataque de fúria contra pescadores que ganham a vida vendendo barbatana de tubarão, suas mãos começam a se transfigurar em nadadeiras.
Iara acaba sendo levada para a Mansão X, onde será treinada pelos X-Men.
A série já havia incorporado ao time o mutante carioca Mancha Solar (Sunspot, no original - ao lado), que podia absorver e projetar energia solar, além de voar.






Fonte: Folha - Caderno Ilustrada

Mano Menezes é demitido e não comanda mais a seleção brasileira

O técnico Mano Menezes foi demitido no comando da seleção brasileira na tarde desta sexta-feira.
A entidade confirmou a informação em nota divulgada às 16h45 e acrescentou que toda a comissão técnica foi dissolvida.
Andrés Sanchez, inclusive, afirmou que Rodrigo Paiva, ex-diretor de comunicação, também foi demitido. Paiva, em contato com a reportagem, não confirmou e disse que Marin e Marco Polo Del Nero o garantiram no cargo. A nova comissão chegará junto com o novo treinador no começo do ano que vem.
A decisão foi tomada em reunião realizada na FPF (Federação Paulista de Futebol) com o presidente da entidade, Marco Polo del Nero, e o mandatário da CBF, José Maria Marin. Mano assumiu a seleção brasileira logo após a Copa do Mundo de 2010.
Três nomes agradam mais que Mano: o pentacampeão Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho.
O ex-técnico do Palmeiras está desempregado desde que deixou o comando da equipe alviverde e teve contribuição importante para o rebaixamento do clube para à Série B do Campeonato Brasileiro.





Já Muricy, cujo contrato com o Santos vai até o fim de 2013, manteve uma cláusula que lhe permite ser liberado para a seleção brasileira sem pagamento de multa rescisória.




Vanderlei Luxemburgo teve boa temporada, mas acaba de renovar seu vínculo com o Grêmio para a próxima temporada.




Vale lembrar que hoje o Dunga avisou que voltará a trabalhar em 2013.
Mano disputou 33 partidas a frente da seleção brasileira, e teve 21 vitórias, seis empates e seis derrotas, o que dá um aproveitamento de 69,69% (69 pontos de 99 disputados).




Agora, o novo treinador terá que assumir o time a seis meses do início da Copa das Confederações. Para Marin, mais que o torneio de 2013, a preparação deve ser focada para junho de 2014, data do começo da Copa do Mundo no Brasil. Leão havia sido o último demitido.
Antes de Mano Menezes, o último técnico demitido no meio de um trabalho na seleção brasileira foi Emerson Leão, após fiasco na Copa das Confederações de 2001, quando perdeu para a Austrália e ficou na quarta colocação.
Naquela oportunidade, o hoje desempregado técnico não ficou nem um ano à frente do cargo. Substituiu Vanderlei Luxemburgo, que havia sido demitido depois dos Jogos Olímpicos de 2000.
Depois de Leão, Luiz Felipe Scolari assumiu o cargo e foi até a Copa do Mundo de 2002, quando foi campeão. Quis sair para assumir o comando da seleção portuguesa. Foi substituído por Carlos Alberto Parreira, que fez trabalho de quatro anos, até o fim da Copa de 2006.
Depois do tetracampeão, Dunga assumiu o comando e foi até o final da Copa de 2010, sendo substituído por Mano.

Fonte: UOL Copa

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fábio Pannunzio esclarece quem bloqueou seu Blog

Em seu  status hoje no Faceboock, o Jornalista Fábio Pannunzio faz uma revelação, quase um desabafo e ainda nos chama a atenção para quem é o culpado pela guerrilha armada estar aterrorizando o Estado de São Paulo.
Leia o texto na íntegra:

O homem que censurou meu blog caiu. Antônio Ferreira Pinto foi defenestrado pelo governador Geraldo Alckmin ao final de um processo que equiparou São Paulo à Roma de Nero. O resultado dessa gestão desastrosa é nítido: no mesmo dia em que foi demitido, a Secretaria de Segurança Pública apresentou indicadores que demonstram claramente que autorizar a selvageria policial fez dobrar o número de assassinatos e execuções.
Mas o recrudescimento dos indicadores, que apenas confirma o que a sociedade vem sentindo e denunciando, é apenas uma parte do problema.
A notícia veio um dia depois que meus advogados protocolaram a contestação à inicial da ação de danos morais que Ferreira Pinto move contra mim. Se tivessem cérebro no lugar do fígado que lhes ocupa a caixa craniana, Alckmin e Ferreira Pinto teriam poupado o Judiciário desse papel de algoz da Imprensa que, ao cumprir seu mister, apenas antecipou o cenário que se criava.
O substituto de Nero é um homem de caráter muito mais conciliador. Fernando Grella também tem um equipamento intelectual muito diferente do Capitão encarnado em Ferriera Pinto. Vai mesmo precisar de massa cinzenta para colocar ordem na casa incendiada por seu antecessor.
E com uma experiência recente que pode ajuda-lo a dimensionar o quanto a permissividade com a violência pode ser danosa. No ano passado, duas semanas antes que o STF julgasse que as marchas da maconha estão dentro dos limites aquilo que a Constituição estabelece como direito de expressão, ele pediu -- e conseguiu -- que a PM de Ferreira Pinto reprimisse uma manifestação dos maconheiros na Avenida Paulista. Mas é preciso ter claro que uma coisa é tantar convencer um juiz de que uma passeata não pode acontecer, como fez Grella na condição de Procurador-Geral de Justiça. A outra é despejar balas de borracha, bombas de gás e cassetetadas sobre os manifestantes, como fez Ferreira Pinto.
Desejo sorte ao novo secretário, que vai precisar. A missão dele é muito maior do que a de salvar o governo Alckmin -- é pacificar a capital dos paulistas, conflagrada pela guerra sem regras aberta pelo ex.
Sei que ele chega à SSP cercado de pessoas de excelente qualidade. Se for bem-sucedido, terá a gratidão da população.
Sugiro que o primeiro passo seja devolver à Polícia Civil a prerrogativa de cuidar da inteligência policial. E que centralize em seu gabinete as ações da Corregedoria da PM, como Ferreira Pinto fez com a da Polícia Civil. Só assim será possível apurar com o devido rigor os efeitos que os desmandos e a leniência para com a violência policial produziram nos últimos quatro anos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ex-pugilista Hector Camacho tem morte cerebral após ser baleado e sofrer infarto

Os médicos que tratam do ex-lutador Hector "Macho" Camacho pelo ferimento à bala no rosto e no pescoço disseram que o tricampeão mundial de boxe sofreu um ataque cardíaco na madrugada de quarta-feira e que ele teve confirmada morte cerebral, nesta tarde. De acordo com o jornal local El Nuevo Dia, o prognóstico já era muito ruim, mas os exames constataram o estado e uma recuperação seria "um milagre".

“Seria um milagre a sua recuperação, medicamente, não há nada que se possa fazer”, afirmou Rafael Rodríguez Mercado, diretor do hospital em que o ex-pugilista foi internado, ao diário.

Camacho, de 50 anos, estava no banco do passageiro em um carro dirigido pelo amigo de infância Alberto Yamil Mojica. Eles estavam num carro estacionado diante de um bar quando alguém abriu fogo contra eles, matando o motorista. Camacho levou um tiro no maxilar. A bala fraturou duas vértebras e se alojou no ombro dele, disseram os médicos. Os exames feitos no momento, de acordo com especialistas, são para averiguar sua situação como doador de órgãos.

O incidente ocorreu perto de um shopping na Rodovia 167 em Bayamon, cidade a oeste da capital, San Juan. A polícia ainda não fez nenhuma prisão nem determinou o motivo do ataque.

"Esta é a luta mais dura da vida de Macho Camacho", disse Ernesto Torres, diretor do Centro Médico Rio Piedras, em uma entrevista coletiva na manhã de quarta, antes de confirmar ao jornal a morte cerebral. Camacho foi gravemente ferido por um tiro em Porto Rico na noite de terça-feira. Torres afirmou que Camacho sofreu o infarto às 4h15 de quarta.

Boxeador Hector "Macho" Camacho, de Porto Rico, em foto de 1997
Hector "Macho" Camacho em foto de 1997

"Estamos mantendo ele vivo com remédios. Ele é um cara forte. Podemos mantê-lo vários dias desse jeito para ver se há uma melhora. A situação de Macho é muito delicada. O prognóstico é muito ruim", afirmou Torres.

Camacho teve uma carreira profissional brilhante, com 79 vitórias e apenas 6 derrotas, incluindo lutas com os campeões Oscar De La Hoya e Felix Trinidad, assim como com Roberto Duran, Julio Cesar Chavez e Sugar Ray Leonard.

Ele enfrentou problemas com drogas e álcool durante sua carreira e foi preso por um breve período por acusações relacionadas a um assalto no Mississippi em 2005.

Em 2010, Camacho participou do programa de TV da rede Univision "Mira Quien Baila", a versão em língua espanhola do Dançando com as Estrelas.

Da Reuters, em San Juan (Porto Rico)*