domingo, 21 de abril de 2013

Taliban faz ataques em escolas no Afeganistão para evitar que crianças frequentem escolas.

18 de abril de 2013 - 14:07




Pelo menos 17 meninas do ensino médio adoeceram e perderam a consciência após uma suspeita de ataque de gás venenoso em sua escola em Taloqan, capital da província de Takhar, disseram autoridades nesta quinta-feira.
Os alunos do sexo feminino de 8, 11 e 12 º ano na Escola Secundária da Bibi Hawa Meninas sentiram 'cheiro de um gás envenenado na quinta-feira de manhã em sala de aula antes de cair inconscientes, disse o porta-voz do departamento de educação Gul Agha Nazari para Pajhwok Notícias afegã.
Alguns alunos começaram a chorar vendo seus companheiros de classe caindo no chão antes dos funcionários do departamento de educação levarem as crianças para  um hospital com a ajuda da polícia.
O Diretor da Saúde pública  Dr. Hafizullah Safi disse que 16 meninas foram levadas para o hospital e muitos delas estavam agora em condição estável.
Ele disse que abriu uma investigação sobre o atentado, mas não ficou claro que tipo de substância foi usada.
No ano passado, cerca de 700 estudantes do sexo feminino em Takhar, incluindo os de Bibi Hajira Escola, foram envenenados pela ingestão de água contaminada e cheirando  gás venenoso.
Cerca de 160 estudantes haviam perdido a consciência  e ficado doentes em um ataque similar em 29 de maio do ano passado no" Ahan Dara Meninas 'High School", em Toloqan. Esse incidente foi o quarto alegado ataque a uma escola na área dentro de um mês.
Naquela época, as meninas afetadas disseram que sentiram o cheiro de algo quando elas entraram nas salas de aula e começaram a vomitar e cair inconscientes.
Autoridades de inteligência dizem que o Taliban estava por trás desses ataques as escolas  e estudantes em uma tentativa de intimidar as famílias para parar de enviar seus filhos à escola.
Vários outros grandes envenenamentos foram relatados no ano passado, incluindo uma que afeta mais de 120 estudantes na mesma província em 23 de maio.
Outro ataque teve como alvo uma escola para meninos em Khost, em abril de 2012, deixando mais de 200 alunos doentes.
O Ministério da Educação diz que 550 escolas foram fechadas por causa de preocupações com a segurança, afetando 300 mil alunos em 11 províncias.
O presidente Karzai pediu aos líderes tribais e religiosos para incentivar a educação das meninas.

Fonte: Pajhwok  Afegan News/Nadir Azizi