quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Escavações revelam taberna e palafitas do 'velho Pinheiros'



A história da formação e da ocupação urbana de Pinheiros e da zona oeste de São Paulo está ganhando contornos inéditos com as escavações arqueológicas no largo da Batata, hoje em sua segunda fase.
Foram descobertos 30 mil objetos do século 19 e até estacas de palafitas, pois a área era altamente alagável no passado. Elas foram achadas neste ano, e surpreenderam os pesquisadores.
Desde 2007, a região do largo da Batata passa por obras de requalificação --que fazem parte da Operação Urbana Faria Lima, criada em 1995, para transformar a área em polo de escritórios.
O Sítio Arqueológico Pinheiros 1 começou a ser explorado após ordem do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2009, após os primeiros objetos serem localizados.
As estruturas descobertas agora aparecem em um terceiro nível de escavação. O primeiro é de casas da década de 1960, quando o bairro sofreu uma explosão urbana.
“As escavações revelaram estacas de madeiras, as palafitas, que, talvez, visualmente não digam muito para as pessoas, mas trazem enorme contribuição histórica”, diz o arqueólogo Juliano Meneghello, coordenador do trabalho. 


TABERNA

Na primeira fase dos trabalhos, em 2010, a equipe liderada pelo arqueólogo Plácido Cali conseguiu mapear objetos como xícaras, canecas, sopeiras e outras louças, além de garrafas e potes de cerâmica do século 19, vindos principalmente da Inglaterra.
A análise dos objetos ajuda a entender melhor, de acordo com pesquisadores, como Pinheiros foi habitado e sua importância já nas décadas finais do século 19. Um relatório para o Iphan aponta, por exemplo, que foi achada uma espécie de taberna.
"Com o material que coletamos, é possível mostrar que ali houve um ponto estratégico para pessoas que saíam do centro da cidade e rumavam para Sorocaba ou para o sul do Estado", afirma Cali.
A segunda fase, tocada pela empresa A Lasca Arqueologia, começou em maio deste ano, após 17 meses sem escavações por causa de entraves burocráticos.
De lá para cá, outros 50 mil resquícios de objetos foram colhidos --mas, em sua maioria, do começo do século 20.
Os trabalhos arqueológicos devem se estender até o meio do ano que vem, pelo menos.
Também foram descobertos trilhos e dormentes de bonde --que circulava pela rua Teodoro Sampaio. Cerca de 80 metros deles vão ficar expostos em uma praça que ainda está sendo construída.

sábado, 22 de dezembro de 2012

A lenda do Papai Noel

A história do bom velhinho

Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).

A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

São Nicolau de Mira (também conhecido como são Nicolau de Bari) é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.









Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.
Uma das primeiras imagens do Papai Noel da Coca-Cola









Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da mídia ou meios (português europeu) publicitária(os), como músicas, filmes e propagandas.



O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato (português brasileiro) ou facto (português europeu) dele entrar pela chaminé.

O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão.

Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.
O mito da Coca-Cola.

É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys.

Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores.
O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de  Thomas Nast, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo.
Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo.
Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.

Ex-lutador do TUF “quebra” pênis em relação sexual e divulga vídeo emotivo explicando o ocorrido



Na última semana o ex-lutador do reality show “The Ultimate Fighter” norte-americano Ray Elbe sofreu com uma lesão incomum e despertou espanto e curiosidade dos fãs. Elbe “quebrou” o pênis – na verdade uma lesão muscular – durante uma relação sexual com sua namorada em um hotel na Malásia. No último domingo, então, o lutador resolveu publicar vídeo explicando o incidente.
“Eu estava em uma relação sexual com a minha namorada, ela estava por cima, desceu e acabou quebrando meu pênis. Você pode imaginar o choque que nós dois tivemos com o incidente, sangue por toda parte. Fui para o chuveiro e comecei a sentir que perdia a consciência e tentei voltar para a cama, mas acabei desmaiando”, explica no vídeo.
Por causa da queda, o lutador quebrou alguns dentes e teve que levar dez pontos no queixo. Desesperada, a namorada do lutador tentou contatar os recepcionistas do hotel que, apesar de não falarem inglês acabaram chamando a emergência para atender Elbe.
No vídeo, o astro do TUF ainda mostra o mecanismo que tem que utilizar para urinar por causa da fratura.
“Eu sei que é engraçado. Eu mesmo tenho feito piadas sobre a minha situação. Mas para aqueles que se preocuparam, mandaram emails preocupados, quero que saibam que eu aprecio a preocupação. Passei meu aniversário nessa situação e foi muito, muito difícil. Gravei este vídeo para as pessoas saberem da gravidade de uma situação como esse, fiz uma pesquisa e vi que há casos que não têm solução, isso é embaraçoso. Gostaria de agradecer a minha namorada porque conseguimos contornar esta situação. Peço para que meus fãs continuem me seguindo. Sei que ficarei conhecido por um bom tempo como o cara que quebrou o pênis”, completou.
Apenas uma rápida explicação: apesar de o lutador e os médicos usarem os termos quebrar, fraturar ou luxar para esse tipo de lesão, eles não são exatamente corretos, pois não há osso ou cartilagem no local para serem quebrados, fraturados ou luxados. É uma explicação genérica para esse tipo de lesão muscular, já que ela acontece apenas com o pênis ereto e é similar a uma fratura óssea.
Confira o vídeo em inglês de Ray Elbe:


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O fim do mundo segundo a Civilização Maia

20/12 06:38hs

A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, decidiu investigar a polêmica.

Segundo interpretações da "profecia maia", o fim do mundo está previsto para a próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro. A ideia de que uma hecatombe mundial de grandes proporções se abateria sobre a raça humana na entrada do equinócio de inverno, que ocorre na mesma data, vem sendo alimentada pelo menos há quatro décadas.Mas foi nos últimos três anos que a previsão ganhou força, polarizando aqueles que acreditam piamente no fim dos tempos e os mais céticos.

Além disso a próxima sexta-feira é o último dia do calendário criado pelos maias. Ou seja, não há registro do que viria depois disso. Na antiga civilização maia, as chamadas 'Estelas' são colunas nas quais se marcavam as datas de eventos importantes.

Os monumentos também serviam como método de propaganda da elite política e religiosa. No caso da Estela 6 e da Estela 1, o objetivo era associar datas "míticas" aos sucessos e governos da época para criar coesão e controle social.

Monumento 6 de Tortuguero

O monumento Estela 6 foi descoberto em 1957-58. Também é conhecido popularmente como "a Estela do fim de uma era", e registra o nascimento e entronização de Apho Bahlam, governador da cidade maia no século VII.

Há também referência à data "baktún 13 4 Ahau 3 Kankin" que, traduzida para o calendário gregoriano, seria equivalente ao dia 21 de Dezembro de 2012 e corresponde ao fim de um ciclo de 5.126 anos registrados na "longa contagem" do calendário maia.

"Isso não significa que o mundo vai acabar nesta data, a única coisa é que esta data vai significar o fim do ciclo baktún 13 do calendário maia", disse à BBC Mundo o arqueólogo Daniel Juárez Cossío, responsável pela ala dedicada à civilização maia no Museu Nacional de Antropologia do México.
"Ou seja, simplesmente, estamos falando do final do baktún 13 para que se comece uma nova etapa. Trata-se, no fim das contas, de um caminho novo". O sítio arqueológico de Tortuguero foi roubado ao longo do tempo, o que dificultou seu estudo e a interpretação completa e contextualizada da Estela 6.

O Calendário Maia

Trata-se de uma combinação de datas e fatos de batalhas míticas e desastres naturais que marcaram o desenvolvimento da cultura, com base em ciclos agrícolas e movimentos de estrelas como o Sol e Vênus.

O calendário não determina apenas a ordem dos dias. Em torno dele foram organizados feriados religiosos, períodos de cultivo e colheita, a escolha de nomes para recém-nascidos, sacrifícios humanos e outros aspectos importantes da cultura maia.

Cossío diz que o fim da "contagem de tempo" é simplesmente "o fim de um ciclo de pouco mais de 5 mil anos". "Mas os maias não têm uma visão linear da história, onde há um fim irrefutável. Sua visão é cíclica, ou seja, algo termina para o início de outra coisa."

Estela 1 Cobá

Estela 1 é localizada em Cobá, uma cidade no norte de Quintana Roo, no México, que já foi uma próspera cidade maia. Este monumento, com inscrições em todos os quatro cantos, conta a história de seus governantes.

Nesta pedra, há quatro referências ao Calendário de Contagem. Uma delas é uma inscrição mencionando o dia de 21 de dezembro de 2012. No entanto, o monumento está bastante danificado, o que impede a observação de quaisquer fatos que teriam ocorrido depois dessa data.

Quando começou a profecia?

Interpretações das "profecias maias" começaram a se tornar populares nos anos 70 entre pequenos grupos europeus e americanos, que, no calor do movimento nascente da Nova Era, se aproveitaram das recentes descobertas na zona maia da península de Yucatán para criar uma filosofia de vida e, em muitos casos, um negócio lucrativo.

De um lado da moeda, vários grupos dizem que o dia 21 de dezembro vai registrar um movimento especial de planetas, mudanças na forma em que o homem se relaciona com o seu ambiente e uma transformação mental e espiritual da raça humana, que vai alcançar seu auge nesse dia.

No outro extremo, estão aqueles que dizem que, na data, desastres naturais, crises políticas e econômicas e as guerras travadas ao redor do globo causarão a derrocada da civilização moderna. Para eles, os maias teriam deixado suas marcas para nos alertar sobre tais eventos.

Grupos como o Ascensión Nueva Terra e Cambio Nueva Consciencia asseguraram que os maias previram que um raio de luz do centro da galáxia irá impactar o sol no dia 20 de dezembro de 2012, mudando sua polaridade, o que terá efeitos devastadores sobre a Terra.

Os entusiastas do fim do mundo sugerem, ainda, uma série de medidas para se preparar para "enfrentar o caminho final para a nova luz". Essa série de previsões levou muitas pessoas ao redor do mundo a estocar alimentos, construir refúgios e dirigir-se a terras que pertenceram à civilização mesoamericana.

O que dizem os especialistas?

Segundo arqueólogos e cientistas que trabalham no estudo de civilizações antigas, os maias não faziam profecias e muito menos queriam deixar previsões para gerações futuras. Os maias apenas determinavam o destino de uma pessoa ou de uma cidade com base no seu calendário e em suas crenças religiosas.

Nesse sentido, Cossío acredita que o dia 21 de dezembro de 2012 "não é uma profecia". "É completamente e totalmente falsa essa tese de que o mundo vai acabar com base em algo que estaria disponível. Não há nenhuma base científica e epigráfica que diz que o mundo vai acabar nesta data."

O que aconteceu com os maias?

Outra parte importante desta lenda é que, quando os exploradores europeus e conquistadores chegaram no territórios dos maias, encontraram muitos assentamentos e cidades antigas abandonados.
Isso criou uma falsa visão de que o povo maia desapareceu sem deixar vestígio, aumentando o mistério e especulação sobre essa civilização. A verdade é que os herdeiros diretos da cultura maia ainda existem, vivendo na mesma terra que os seus antepassados. Muitas vezes, vivem em condições de marginalização e pobreza no sul do México, Guatemala, Honduras e Belize.

Fonte: BBC Mundo

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Corinthians terá festa em trio elétrico após desembarque

 17 de dezembro de 2012 | 18h 43


O elenco que conquistou o bicampeonato mundial se junta á sua torcida ao meio-dia, na Avenida
Tiradentes. Antes disso, a delegação visita o prefeito de São Paulo, Gilberto Kasaab.
A diretoria do Corinthians divulgou em seu oficial a programação da comemoração pela conquista do bicampeonato mundial. Embora o desembarque da viagam do Japão esteja previsto para o início da manhã, às 7h, o desfile oficial começará apenas ao meio-dia. Um trio elétrico com a presença do cantor Thiaguinho vai partir da Avenida Tiradentes, região central da cidade, nas proximidades do Batalhão Tobias Aguiar. Em seguida, os heróis da conquista inédita seguem em direção à Avenida Santos Dummont. Depois de passar pela praça Heróis da FEB, na zona norte, a delegação ganha a Avenida Cruzeiro do Sul e daí parte para o acesso à Marginal na via local em direção ao Centro de Treinamentos, localizado na Rodovia Ayrton Senna.
Torcida já fez a festa no Japão e está louca para receber os campeões mundiais em São Paulo
Festa Corintiana após o Tìtulo

A delegação seguirá em ônibus fechado para a Prefeitura de São Paulo, onde receberá os cumprimentos do Prefeito da cidade, Gilberto Kassab.
O trajeto é semelhante àquele realizado pela seleção brasileira feminina de vôlei, no mês de agosto, depois da conquista da medalha de ouro nos Jogos de Londres. A diferença é que as meninas se dirigiram para a região central de São Paulo.
Esse não foi o caminho ideal programado pela diretoria corintiana. A primeira opção era promover uma carreata, com um trio elétrico, desde o desembarque no Aeroporto de Guarulhos, até o Palácio de Convenções do Anhembi. O projeto, no entanto, foi descartado pela Polícia Militar e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que temiam congestimentos e tumultos no percurso de cerca de 18 quilômetros. "Inicialmente, nós iríamos até a Ponte da Vila Maria em um carro dos Bombeiros e de lá partiríamos para o Anhembi, mas me passaram que ele não teria sido liberado", afirmou o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, durante a escala que a equipe fez em Frankfurt, na manhã desta zegunda.
Os torcedores também não terão contato com os jogadores no aeroporto. Desta terça, equipe não fará o desembarque pelo saguão do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, como de costume. Os trâmites alfandegários e o despacho de bagagens serão feitos pela Base Aérea de Cumbica, distante do aeroporto. Os jogadores devem descansar até o início da festa em algum lugar ainda não revelado. "Nossa ideia é que isso afaste a grande massa do aeroporto porque no embarque tivemos gente com rojões e extintores de incêndio nas dependências internas. Imagina agora?", alertou o gerente de comunicação do Aeroporto de Guarulhos, Nicolau Maranini.
A operação foi planejada em conjunto com outros órgãos responsáveis pela segurança do aeroporto, como as polícias Militar, Rodoviária e Federal, além da Receita Federal e da prefeitura de Guarulhos, por meio de sua Guarda Municipal. O efetivo da Polícia Militar também será reforçado em pelo menos 750 homens para evitar transtornos e garantir o funcionamento normal das atividades no local. Foi desenvolvido também um plano para que os demais passageiros não tenham nenhum tipo de aborrecimento na chegada a Cumbica. As principais vias de acesso serão monitoradas pela Polícia Rodoviária e terão reforço para evitar congestionamentos.
 


Fonte: O Estado

Consultoria da Copa-2014 obteve enriquecimento ilícito com verba do Esporte, diz TCU



O Ministério do Esporte fez pagamentos indevidos para a consultoria Consórcio Copa-2014, segundo decisão do TCU (Tribunal de Contas da União). Isso levou o tribunal a determinar que houve "enriquecimento ilícito" por parte das empresas integrantes do grupo e a indicar que deve requisitar pedido de devolução de dinheiro. O contrato também não poderá ser renovado.
A pasta pagará um total de R$ 48 milhões por quatro anos de consultoria relacionado ao Mundial. Isso graças a um reajuste de 82% no preço inicial, que era de R$ 13 milhões, mais uma renovação por dois anos. Essa prorrogação e o inchaço dos valores do contrato também foram condenados pelo tribunal.
Datado de 10 de dezembro deste ano, o acórdão do TCU lista uma série de irregularidades nos serviços prestados pelo Consórcio Copa-2014, composto pelas empresas Valeu Partners, Arcadis Logos e Galo PPM. Isso mesmo depois de o próprio tribunal ter pedido, há um ano, providências ao Ministério do Esporte em relação à fiscalização desse acordo.
Agora, o TCU identificou como pagamentos indevidos da pasta às empresas custos relacionadas a despesas de viagens dos funcionários do Consórcio, como passagens e diárias. Além disso, o organismo afirmou que profissionais foram contratados como pessoa jurídica, mas a consultoria cobrou do governo como se houvesse taxas e impostos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Fonte: Do UOL, em São Paulo


Buemba! Timão! Venceu o carnê da CVC



José Simão conversa com Rodrigo Flores no Monkey News desta segunda-feira (17) sobre a vitória do Corinthians no Mundial! Mas o que está vencendo mesmo são as parcelas do pacote de viagem para o Japão! Rarará! Os corintianos, finalmente, conquistaram a Libertadores e o Mundial! Agora só falta a casa própria e o Ensino Fundamental! Rarará! Leia a íntegra do programaAcompanhe o Monkey News pelo Twitter: @MonkeyNewsUOL . E acompanhe também José Simão: @jose_simao

Veja o vídeo clicando no link:
http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?&tagIds=16304&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=buemba-timao-venceu-o-carne-da-cvc-04024E1A366EC8914326

fonte: uol notícias