segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Após 20 horas de buscas reféns são encontrados com vida na Serra Gaúcha

Depois de cerca de 20 horas de buscas pela Serra Gaúcha, a polícia localizou os nove reféns que foram levados por assaltantes depois da explosão de uma fábrica de joias em Cotiporã. De acordo com informações preliminares da Brigada Militar, a área fica próxima à casa da família que foi levada como refém. Ainda não há informação sobre o destino dos outros assaltantes que fugiram.

Durante a madrugada deste domingo (30), um grupo explodiu uma fábrica de joias em Cotiporã. Em confronto com a polícia, três assaltantes foram mortos, incluindo o foragido número 1 do estado, Elisandro Falcão, líder da quadrilha.

O grupo liderado por Falcão usou explosivos para arrombar as portas e assaltar uma fábrica de joias em Cotiporã. Segundo a polícia, por volta das 2h deste domingo, ele e mais 9 homens armados detonaram a porta principal da fábrica de joias.

A cidade de Cotiporã festeja a liberação dos reféns!

Fonte: ClicRBS

Envio de e-mails com configuração antiga será encerrado em 2013; saiba corrigir

Internautas que utilizam configurações antigas em programas de leitura e envio de e-mails, como o Outlook, Windows Mail, Apple Mail ou aqueles instalados no celular, podem não conseguir enviar mensagens a partir de 2013. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) pretende reduzir o volume de spam gerado no país e, por esta razão, solicitou o fim de envios de mensagens sem autenticação, ou seja, sem que o usuário tenha de fornecer login e senha, em todo o território nacional.

A restrição será aplicada para os programas configurados para enviar mensagens (SMTP) pela "porta 25" do computador. Quem usa programas configurados com a "porta 587" ou acessa seus e-mails pelo site do provedor (webmail) não será afetado.

Para que o envio de mensagens não seja interrompido, é preciso alterar configurações do programa de e-mail, modificando a porta de envio 25 para o valor 587, associado ao padrão SMTPS (protocolo seguro para envio de mensagens).

Gerência da Porta 25
O encerramento da porta 25 é uma recomendação do CGI para por fim a um método de envio de mensagens não solicitadas, os ‘spams’, que se aproveita de conexões não autenticadas.

A mudança foi sugerida em acordo com a Anatel, a Associação Brasileira de Internet (Abranet, que reúne provedores e outras prestadoras de serviço na rede) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Segundo Eduardo Nager, presidente da Abranet, os provedores estão preparados para a mudança há muito tempo, recomendando a utilização de conexões seguras e configurações atualizadas. Para Nager, a grande mudança em 1º de janeiro se dará na parte de acesso físico, a cargo das operadoras de telecomunicações.

Eduardo Levy, diretor executivo do SindiTelebrasil, informou que o prazo para fechamento da porta 25 é o dia 31 de dezembro, acordado entre as suas filiadas, que incluem Oi, Telefônica, GVT e Embratel, além da TIM.  As operadoras Oi - responsável por Oi Velox e Oi Velox 3G - e Telefonica - que vende os serviços Vivo Speedy e Vivo 3G - informaram que já seguem as recomendações do CGI.

Apesar de o fechamento ficar a cargo das operadoras, a notifição aos usuários ficou sob responsabilidade dos provedores de e-mails. Os usuários dos e-mails UOL e BOL recebem comunicados regulares sobre as novas configurações desde 2010.

Além de reduzir o volume de spam enviado pelo Brasil (atualmente o sétimo país no ranking de origem de spams, segundo a empresa de segurança Sophos, e quinto, de acordo com levantamento da Kaspersky Labs), a utilização de conexões seguras pelas portas 587 ou 465 desafoga a conexão dos usuários afetados, seus provedores de acesso e dos serviços de e-mail.

Mais do que isso, a medida ajuda a aumentar a confiabilidade dos serviços de e-mails, ajuda nos esforços para criação de filtros cada vez melhores e pode tirar sites brasileiros de listas internacionais para bloqueio de mensagens indesejadas, segundo Nager.

Fonte: UOL

domingo, 30 de dezembro de 2012

Polícia continua buscas por assaltantes e nove reféns na Serra Gaúcha



30/12/2012 - 17h36

Policiais da Brigada Militar continuam as buscas por nove reféns desaparecidos após o assalto a uma fábrica de joias em Cotiporã (a 169 km de Porto Alegre), na Serra Gaúcha, na madrugada deste domingo (30).  

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, que acompanha a ação na cidade, as buscas estão sendo feitas por terra e ar, já que a visibilidade da serra é prejudicada pela neblina e pela densidade da mata. As saídas das cidades também estão sendo patrulhadas. 

Em entrevista à Rádio Gaúcha na tarde deste domingo, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou que a prioridade da polícia é o resgate dos reféns. "A prioridade das prioridades é cuidar da vida dessas pessoas que ainda estão desaparecidas", disse. 

Polícia busca suspeitos de roubo a fábrica de joias que fugiram com reféns; três bandidos morreram
Polícia busca suspeitos de roubo a fábrica de joias que fugiram com reféns; três bandidos morreram

ASSALTO
 
Segundo a Brigada Militar de Cotiporã, a ação dos criminosos começou por volta das 2h, quando um grupo de cerca de oito homens armados com fuzis e pistolas chegaram em dois carros e renderam nove pessoas em um bar nas proximidades da fábrica, no centro da cidade. 

Em seguida, os reféns foram usados como escudo humano enquanto o grupo usava explosivos para arrombar os portões da fábrica e dois dos cinco cofres onde eram guardadas as joias.
         
Dois agentes da Brigada estavam fazendo patrulha no centro e escutaram os gritos. Como não possuíam efetivo suficiente para enfrentar a situação, acionaram as unidades de cidades vizinhas, que prepararam um cerco nas saídas do município. 

Após explodir o cofre e encher alguns sacos com joias e entulhos, os assaltantes fugiram do local levando os nove reféns e mais um carro, roubado de uma das vítimas. 

Durante a fuga, em direção a Bento Gonçalves, os três carros onde estavam os criminosos e reféns se depararam com o bloqueio da Brigada Militar. Um dos veículos, que levava três ou quatro assaltantes, escapou do cerco e seguiu de volta a Cotiporã. 

Os assaltantes que estavam nos outros dois carros, juntamente com os reféns, entraram em confronto com os policiais. Durante o tiroteio, três suspeitos morreram --Elisandro Rogrigo Falcão, Sérgio Antônio Ritter e Paulo César da Silva.

Falcão era um dos criminosos mais procurados do Estado por assaltos a banco com uso de explosivos. Outro suspeito fugiu para o mato levando duas mulheres. Os outros sete reféns não se feriram. Dois brigadianos foram baleados, um no ombro e outro na perna, e foram encaminhados a um hospital em Veranópolis. Eles passam bem. 
Veja a localização da cidade de Cotiporã (a 169 km de Porto Alegre)
Alguns minutos depois, os criminosos que escaparam do cerco invadiram uma casa na zona rural de Cotiporã e renderam mais sete pessoas de uma mesma família, entre elas uma criança. Em seguida, abandonaram o carro na garagem da casa e fugiram com os reféns. A Brigada não soube informar se a fuga se deu a pé ou com auxílio de algum veículo.
Até a tarde de domingo, os fugitivos e os nove reféns ainda não haviam sido encontrados. Uma equipe de busca foi formada com o apoio das unidades da Brigada de Cotiporã, Caxias do sul, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Passo Fundo e Porto Alegre, além dos bombeiros e de um helicóptero da Brigada Militar.






Fonte: Folha de São Paulo  DANIELA ARAI

Vovó siberiana morre duas vezes, ressuscita e assombra família e médicos

Lyudmila Steblistkaya, 61, foi dada como morta em 2011 e de novo em outubro último. Dessa vez, ela chegou a ficar três dias no necrotério e acordou minutos antes da autópsia.
Sua filha, Anastasia, de 29 anos, havia gastado uma pequena fortuna com o funeral, incluindo caixão, jazigo flores e aluguel do local para o velório quando recebeu a notícia que sua mãe não morrera.
Segundo o jornal “The Siberian Times”, os médicos do hospital regional de Tomsk ficaram assombrados com a ressureição de Lyudmila.
A família também ficou perplexa. “Cheguei para retirar o corpo, e o doutor me disse que ela estava respirando. Fui ao quarto dela, e ela me chamou pelo nome. Fiquei tão atônita que saí de lá sem ao menos dar um abraço nela”, contou a filha ao jornal russo.
Anastasia disse que o mais difícil foi reaver o dinheiro após tantos gastos com o enterro. Ela disse que o coveiro local já estava cavando a sepultura quando foi avisá-lo.
A vovó “morta-viva” não lembra muita coisa de sua vida pós-morte. Ela só se recorda de ter sido hospitalizada e acordar na morgue e olhar a pele de seu braço descascando do frio intenso do local.
Os médicos locais discordam que houve erro médico ao decretar a morte de Lyudmila, que tem um histórico de problemas no coração. “Houve checagem de seu estado e não existia sinais vitais”, disse Maksim Zayukov, médico-chefe do hospital.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Kiss

Nova York 1973 nascia uma das maiores bandas de hard rock do mundo. Gene Simons (baixo), o Samurai do diabo, Paul Stanley (guitarra & voz), o doutor amor, Peter Criss (bateria), o homem gato e Ace Frehley (guitarra), o homem espacial. Esta foi a primeira de inúmeras formações do Kiss.
A primeira atitude para diferenciar o grupo recém-criado foi a mudança de nome dos integrantes, assumindo personagens exclusivos da banda. Dando mais algumas pitadas de irreverência à banda, os integrantes decidiram usar maquiagem e criar um figurino próprio. A maquiagem foi escolhida de acordo com a personalidade e desejos de cada um. Já a roupa foi inspirada em super-heróis e em personagens de quadrinhos japoneses. Durante muito tempo, a verdadeira identidade dos integrantes da banda permaneceu desconhecida, devido aos personagens assumidos por eles.
Faltava o nome para a banda,e escolheram o nome inspirado num concurso de Nova Iorque, Kiss. A maquiagem foi definida se baseando em elementos referentes a verdadeira personalidade de cada um. Gene Simmons adora filme de terror e assumiu uma maquiagem que o deixaria com cara de mau. Paul pintou uma estrela em seu olho direito pois sonhava em ser um astro do rock. Ace concebeu sua maquiagem baseada no espaço sideral e numa estética futurista por ser uma pessoa "aérea" e dispersa. Por adorar felinos, Peter adotou uma imagem de homem-gato, acredita ainda que tenha sido um gato em outras encarnações.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Escavações revelam taberna e palafitas do 'velho Pinheiros'



A história da formação e da ocupação urbana de Pinheiros e da zona oeste de São Paulo está ganhando contornos inéditos com as escavações arqueológicas no largo da Batata, hoje em sua segunda fase.
Foram descobertos 30 mil objetos do século 19 e até estacas de palafitas, pois a área era altamente alagável no passado. Elas foram achadas neste ano, e surpreenderam os pesquisadores.
Desde 2007, a região do largo da Batata passa por obras de requalificação --que fazem parte da Operação Urbana Faria Lima, criada em 1995, para transformar a área em polo de escritórios.
O Sítio Arqueológico Pinheiros 1 começou a ser explorado após ordem do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2009, após os primeiros objetos serem localizados.
As estruturas descobertas agora aparecem em um terceiro nível de escavação. O primeiro é de casas da década de 1960, quando o bairro sofreu uma explosão urbana.
“As escavações revelaram estacas de madeiras, as palafitas, que, talvez, visualmente não digam muito para as pessoas, mas trazem enorme contribuição histórica”, diz o arqueólogo Juliano Meneghello, coordenador do trabalho. 


TABERNA

Na primeira fase dos trabalhos, em 2010, a equipe liderada pelo arqueólogo Plácido Cali conseguiu mapear objetos como xícaras, canecas, sopeiras e outras louças, além de garrafas e potes de cerâmica do século 19, vindos principalmente da Inglaterra.
A análise dos objetos ajuda a entender melhor, de acordo com pesquisadores, como Pinheiros foi habitado e sua importância já nas décadas finais do século 19. Um relatório para o Iphan aponta, por exemplo, que foi achada uma espécie de taberna.
"Com o material que coletamos, é possível mostrar que ali houve um ponto estratégico para pessoas que saíam do centro da cidade e rumavam para Sorocaba ou para o sul do Estado", afirma Cali.
A segunda fase, tocada pela empresa A Lasca Arqueologia, começou em maio deste ano, após 17 meses sem escavações por causa de entraves burocráticos.
De lá para cá, outros 50 mil resquícios de objetos foram colhidos --mas, em sua maioria, do começo do século 20.
Os trabalhos arqueológicos devem se estender até o meio do ano que vem, pelo menos.
Também foram descobertos trilhos e dormentes de bonde --que circulava pela rua Teodoro Sampaio. Cerca de 80 metros deles vão ficar expostos em uma praça que ainda está sendo construída.

sábado, 22 de dezembro de 2012

A lenda do Papai Noel

A história do bom velhinho

Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).

A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

São Nicolau de Mira (também conhecido como são Nicolau de Bari) é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.









Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.
Uma das primeiras imagens do Papai Noel da Coca-Cola









Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da mídia ou meios (português europeu) publicitária(os), como músicas, filmes e propagandas.



O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato (português brasileiro) ou facto (português europeu) dele entrar pela chaminé.

O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão.

Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.
O mito da Coca-Cola.

É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys.

Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores.
O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de  Thomas Nast, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo.
Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo.
Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.