segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hugo Chàvez já indica sucessor

 09 de dezembro de 2012 | 8h 39

Câncer reaparece e Chávez aponta vice como potencial sucessor

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que regresará à Cuba neste domingo para realizar uma nova cirurgia para combater a reaparição do câncer e indicou seu vice-presidente, Nicolás Maduro, como sucessor do chavismo caso algo lhe aconteça e tenha que afastar-se do comando do país.
Essa é a primeira vez que Chávez admite que a gravidade de seu estado de saúde pode afastá-lo da Presidência.
Reeleito em outubro, o líder venezuelano desenhou um panorama pouco otimista, no qual incluiu a possibilidade de que ele não possar terminar o atual mandato e, inclusive, não assuma o novo mandato que começa em 10 de janeiro.
Ao ouvir a indicação de Chávez, o semblante de Maduro foi de susto e ao mesmo tempo de consternação. 

Emergência e piora

A reaparição do câncer, com o qual Chávez batalha há mais de um ano, foi diagnosticada nesta semana durante novos exames realizados em Havana.
De acordo com Chávez, a equipe médica disse que ele deveria ser operado de emergência ainda neste final de semana. Porém, ele insistiu em retornar à Venezuela para comunicar à população sobre seu estado de saúde.
"Lamentavelmente, nessa revisão exaustiva surge a presença de células malignas na mesma área afetada", disse, ao afirmar que nesta ocasião a cirurgia é "absolutamente imprescindível".
Há poucos meses, durante a campanha eleitoral, Chávez chegou a afirmar que estava curado. No entanto, sua ausência pública logo após a reeleição chamou a atenção sobre uma possível piora em seu estado de saúde.

Na mensagem emocionada ao país, num tom de testamento, Chávez pediu unidade a seu governo, a militares, civis e à população em geral. Ele afirmou que "em qualquer circunstância" a "revolução" e a "via venezuelana ao socialismo" devem seguir.
"Me dá muita dor na verdade que esta situação cause dor, cause angústia a milhões de vocês", disse. "Felizmente, esta revolução não depende de um homem". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte:  Estadão

 

Um comentário: