quinta-feira, 18 de abril de 2013

FBI divulga imagens de suspeitos de atentados em Boston e pede ajuda para encontrá-los




18/04/2013 19hs35


O FBI --a polícia federal norte-americana-- divulgou na tarde desta quinta-feira (18), durante uma coletiva de imprensa, imagens de dois suspeitos de terem participado dos ataques a bombas na Maratona de Boston, na última segunda-feira (15). Os atentados deixaram três mortos e mais de 170 feridos.
Os dois procurados são homens de aparência jovem. Não está claro, porém, qual seria a nacionalidade deles.
Durante o anúncio, o FBI pediu ajuda para encontrar os suspeitos. Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato pelo site www.bostonmarathontips.fbi.gov ou pelo e-mail boston@ic.fbi.gov.
Segundo o agente do FBI encarregado do escritório em Boston, Richard DesLauriers, os dois suspeitos são extremamente perigosos e podem estar armados. "Ninguém deve se aproximar deles. Ninguém deve tentar capturá-los", alertou.
Reprodução/FBI
"Alguém deve conhecê-los como amigo, vizinho, colega de trabalho ou familiar. Pode ser difícil, o país está contando com aqueles que têm informação para trazê-la até nós. Nenhuma informação, por menor que seja, é insignificante para ser investigada por nós", reforçou Richard DesLauriers.
De acordo com as autoridades, os suspeitos parecem estar caminhando juntos na direção da linha de chegada da maratona, na rua Boylston, mas apenas um deles, o de boné branco, foi visto colocando uma mochila --provavelmente o dispositivo-- no local onde houve a segunda explosão.
Nas imagens --capturadas de câmeras de segurança da rua--, os suspeitos carregam mochilas pretas, mesma cor dos pedaços de nylon encontrados juntos a fragmentos das bombas.
Suspeitos são vistos caminhando um na frente do outro na rua onde ocorreram explosões

Obama presta homenagem
"Sim, nós vamos encontrá-lo e vamos fazer justiça! Nós vamos terminar a corrida! Não podemos deixar algo como isso nos parar. Isso não pode nos parar. É isso que vocês nos ensinaram, Boston", disse hoje o presidente dos EUA, Barack Obama, durante ato ecumênico em memória das vítimas do atentado, em Boston.
A cerimônia foi realizada na Catedral da Santa Cruz de Boston, que fica a menos de 2 km do local das explosões, e contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas, entre elas autoridades estatais e locais. "Se eles tentaram nos intimidar, nos aterrorizar, abalar os nossos valores... que nos definem como americanos, deve ficar bastante claro agora que eles escolheram a cidade errada para fazer isso. Não aqui em Boston", disse Obama.
O atentado marcou o início de uma semana de sobressaltos nos EUA. Na quarta-feira, um homem do Mississippi foi preso sob suspeita de enviar cartas envenenadas a Obama e a outras autoridades. Na noite do mesmo dia, uma fábrica de fertilizantes explodiu no interior do Texas, devastando a pequena cidade ao seu redor.
Pelo menos dez pessoas sofreram amputações por causa do atentado na célebre Maratona de Boston. Os investigadores acreditam que as bombas eram caseiras --feitas com panelas de pressão, pólvora e fragmentos metálicos.
"No momento em que vocês iniciam essa longa jornada de recuperação, sua cidade está com vocês, sua comunidade está com vocês, seu país está com vocês", disse Obama, dirigindo-se aos amputados. "Estaremos com vocês à medida que vocês aprenderem a ficar de pé, caminharem, e, sim, correrem outra vez. Disso eu não tenho dúvida. Vocês vão correr outra vez." (Com agências internacionais)



 Fonte: UOL


Telescópio espacial Kepler, identificou dois sistemas planetários que podem abrigar vida fora do Sistema Solar

18/04/2013 16hs




O telescópio espacial Kepler, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), identificou três planetas que podem abrigar vida fora do Sistema Solar. Dos cinco planetas que orbitam a estrela Kepler-62, dois deles (62f e 62e) estão na zona habitável, o que indica que eles podem ter atmosfera e água líquida na superfície, destaca artigo publicado no site da revista Science nesta quinta-feira (18).
Já o segundo sistema planetário - que não foi descrito na pesquisa - tem dois planetas ao redor da estrela  Kepler-69, mas só um deles oferece possibilidades para abrigar vida a  2.700 anos-luz da Terra, na constelação do Cisne, anunciou a Nasa - um ano-luz, que é a distância  percorrida pela luz em um ano no vácuo, equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros.
Os exoplanetas mais distantes da estrela Kepler-62, o Kepler-62e e o Kepler-62f, são candidatos em potencial à vida fora da Terra por estarem na zona habitável do sistema. Já o exoplaneta Kepler-69c, que é 70% maior do que o nosso planeta, está na "borda" da zona habitável de sua estrela.
Isso significa que esses três planetas estão em uma região nem tão próxima nem muito distante de suas estrelas, favorecendo a existência de atmosfera e temperatura adequadas e bastante disponibilidade de água (a ponto de ser encontrada na fase líquida em grande parte da superfície), fatores essenciais para a formação da vida.

Semelhança com a Terra

O estudo coordenado por William Borucki, pesquisador da Nasa, ressalta ainda que a dupla "habitável" do sistema ao redor da estrela Kepler-62 tem massas bem próximas às da Terra - o Kepler-62e é 60% maior que a Terra e Kepler-62f, 40% maior. Além disso, o artigo sugere que a densidade do Kepler-62f é sólida, outra semelhança com o nosso planeta.
"Ou eles têm uma composição rochosa, ou os volumes são compostos, principalmente, por água sólida", escrevem os pesquisadores no artigo da Science.
Lançado em 2009, o Kepler observa uma parte fixa do céu para medir de forma contínua e simultânea o brilho de cerca de 170 mil estrelas a cada meia hora. Seu objetivo é descobrir planetas fora do Sistema Solar que são parecidos com a Terra e estão orbitando estrelas massivas. Já são mais de 2.740 candidatos a planeta fora do Sistema Solar.
O telescópio espacial encontra os planetas observando as pequenas reduções na luz de uma estrela, que ocorrem devido à passagem de um corpo no seu campo de visão. As medições do sistema Kepler-62 foram feitas entre 13 de maio de 2009 e 28 de março de 2012, mas os resultados só foram divulgados em 2013.

Fonte: UOL