terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Promiscuidade: Imagem da mulher brasileira no mundo?

30/12/2012 

Durante o programa televisivo “Justiça Cega?”, da RTP, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, Marinho Pinto, alegou que “uma das coisas que o Brasil mais tem exportado para Portugal são prostitutas, entre outras coisas”.


A afirmação foi feita durante o comentário sobre o caso de Catarina Migliorini, brasileira que vendeu sua virgindade por cerca de 600 mil euros a Natsu, empresário japonês. Marinho Pinto afirmou que o governo brasileiro “acusa a jovem de prostituição”, quando, na verdade, a Procuradoria Geral da República quer acusar o organizador do “Virgins Wanted” de tráfico e prostituição de pessoas.

Diante da afirmação de Pinto, não faltaram reações de indignação no Facebook e no Twitter com a hashtag#justicacega. No mural de Facebook do Ministério de Relações Exteriores do Brasil foram deixadas mensagens a solicitar uma tomada de posição do Itamaraty e de Associações de Imigrantes e Feministas.

A Casa do Brasil de Lisboa (CBL), conjuntamente AssociaçãoComuniDária com a Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC), a e a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), lançaram uma nota de repúdio:

A infeliz perpetuação desta imagem redutora e hipersexualizada da mulher brasileira, através de pessoas que ocupam cargos de responsabilidade, como o Dr. Marinho Pinto, tem implicações graves para a vida de cada uma das brasileiras vivendo em Portugal. São frequentes os casos de assédio sexual, descriminação no emprego e na vida social, bem como dificuldades no acesso ao alojamento e interrogatórios abusivos nos aeroportos e nas esquadras de polícia.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, gabinete de assessoria da Presidente da República na formulação e coordenação das políticas públicas voltadas às mulheres brasileiras,reagiu informando que o Embaixador do Brasil em Lisboa já teria manifestado ao Bastonário da Ordem dos Advogados a indignação do governo brasileiro com a declaração proferida.

Em nota, Marinho Pinto diz que a repercussão sobre sua afirmação “só foi chocante porque é verdade” e alega que seu comentário foi dirigido às prostitutas brasileiras vítimas do tráfico de mulheres em Portugal.


POSTED ON 04/05/2012COLOCADO EM: CURIOSIDADES, DIVERSOS


Infelizmente a imagem da mulher brasileira sofre desvalorização por parte dos estrangeiros. Não se trata de uma generalização, entretanto o forte apelo sexual a qual a mulher é exposta nas mídias, torna essa uma das principais visões de como seriam a mulheres aqui do nosso país. O vídeo abaixo está correndo mundo a fora e reforça ainda mais, essa imagem totalmente sexual, como mulher acredito que temos muito mais a oferecer e não merecíamos sermos vinculados a algo tão apelativo, mas, algumas acabam fazendo a imagem como um todo. 


O que você acha sobre o assunto? Será que as brasileiras acabam se expondo demais? Será que essa imagem totalmente sexual não acaba prejudicando mulheres que seguiram outros caminhos? E o que você acha do vídeo? Será que é só uma ilusão que essa é a imagem da mulher brasileira?

Fonte: BY ADMIN
POSTED ON 04/05/2012COLOCADO EM: CURIOSIDADES, DIVERSOS

 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário