sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Genoino diz que tem a "consciência sincera dos inocentes"



03/01/2013 20h10
O ex-presidente do PT José Genoino (PT-SP) (de gravata vermelha) chega à Câmara dos Deputados, em Brasília, onde tomou posse

Ex-presidente do PT condenado no julgamento do mensalão, José Genoino (SP) tomou posse nesta quinta-feira (3) como deputado federal. 

"Eu tenho a consciência sincera dos inocentes", afirmou Genoino em entrevista coletiva após a posse. "Além da minha consciência serena de inocente, estou cumprindo o dever como deputado federal, respeitando as leis do meu país e as leis constituídas da República." "Há uma cláusula pétrea na Constituição que diz que uma pessoa só será considerada culpada após o trânsito em julgado", disse o novo parlamentar.

Genoino disse considerar que tem condições políticas de atuar como deputado. "Tenho [condição política] porque a Constituição me garante este direito, porque tenho a consciência tranquila da minha inocência", repetiu.

Além de Genoino, outros 28 suplentes tomam posse na Câmara neste início de ano
.
Genoino era o segundo da lista dos suplentes de deputados eleitos da coligação encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições ao Legislativo federal em 2010. Na coligação daquele ano, Vanderlei Siraque (93.314 votos) aparecia em primeiro lugar, mas já assumiu o mandato no lugar de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual ministro dos Esportes. Genoino recebeu 92.362 votos.

Agora, o deputado petista Carlinhos Almeida (SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos (97 km de São Paulo) em outubro do ano passado, renunciou ao mandato e tomou posse na prefeitura da cidade paulista no último dia 1º. Assim, Genoino assume o lugar originalmente pertencente a Aldo, e Siraque assume o posto de Carlinhos Almeida.

Condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão, o petista só assumiu o cargo porque o acórdão (sentença final) do julgamento ainda não foi publicado. Quando o acórdão for publicado e os prováveis recursos das defesas dos réus forem julgados, o STF determinou que os deputados condenados deverão perder o mandato, decisão que incluirá Genoino.

Sobre a perda de mandato dos parlamentares condenados pelo STF, Genoino disse que o tema não cabe a ele. "Este assunto não compete ao deputado José Genoino, mas às presidências dos poderes constituídos. (...) Não vou opinar sobre esta questão, apesar de ter opinião." 

Fonte: Camila Campanerut e Fernanda Calgaro Do UOL, em Brasília

2 comentários:

  1. O que precisa é de Leis mais rígidas nesse pais, e acabar com a imunidade parlamentar,as Leis que temos são redigidas elos próprios Politicos afim de protege-los.Infelismente difilmente Genoino vai parar na Cadeia é mais fácil um pai de familiair parar na cadeia que Genoino. O povo tem que acordar para a realidade e saber valorizar mais seu voto.

    ResponderExcluir
  2. quem vota em Politicos corruptos, é cumplice, acorda Povão.

    ResponderExcluir